Já notou que as embalagens dos produtos “conversam” com os consumidores? Ou o por quê de uma construtora publicar um artigo em seu blog ensinando técnicas de decoração? Muitas vezes a publicidade está nas entrelinhas. Essa estratégia tem nome e sobrenome: Marketing de Conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é utilizado por várias marcas e consiste em engajar o público com assuntos relevantes. Os principais objetivos são:
- Aumentar o alcance da marca;
- Conquistar autoridade num segmento;
- Atrair e encantar clientes;
- Educar o mercado.
Existem vários exemplos que te ajudam a entender melhor esse cenário. Confira a seguir 3 cases de sucesso para você se inspirar no Marketing de Conteúdo.
1. NESTLÉ (BRASIL)
A Nestlé consegue empolgar os chocólatras quando ensina receitas na própria embalagem do seu leite condensado (pois é, a mídia off ainda funciona muito bem). Isso é um exemplo do Marketing de Conteúdo feito pela marca que já conhecemos há um bom tempo.
Mas eles não param por aí. Com o boom da internet, a Nestlé Brasil criou seu site e, desde então, publica dicas de receitas para você aprender ou orientar alguém, pois pode enviar as suas próprias receitas (tem até videoaulas).
2. MAGAZINE LUIZA
Essa é a Lu, da Magalu, a maior influenciadora virtual do mundo. Até hoje, é o case de sucesso global do Brasil que, entre outras estratégias, também adota o Marketing de Conteúdo.
Nas suas redes sociais, ela conversa diretamente com o público sobre assuntos do cotidiano. No seu canal do YouTube, traz informações sobre tecnologia, dicas de economia, vídeos institucionais e até transmissões de jogos eletrônicos virais.
A Lu da Magalu está surpreendendo o país inteiro com o seu poder de influência virtual. Ela enche os brasileiros de orgulho recentemente chegou até a estampar a capa da Vogue Brasil,a .
3. RED BULL
Falou de esporte, falou da Red Bull. E falou de Marketing de Conteúdo. Antes associada aos esportes radicais, hoje a marca patrocina diversas modalidades e assina aquele slogan que só de ler, você já cantarola “Red Bull te dá asas”.
O site deles possui um grande leque de conteúdos sobre esportes, encontrados em diversas mídias diferentes: blog, podcasts, transmissões ao vivo e muito mais. Como característica marcante, a RB tem uma linguagem jovial e engajada com seu público-alvo, o que faz dela um case de sucesso nesse assunto.
Conclusão
Esses 3 cases de sucesso nos ajudam a entender que o jargão “conteúdo é rei” faz total sentido. Portanto, se você tem um negócio que pode render assuntos relevantes para o seu público, comece a cogitar a possibilidade de investir no Marketing de Conteúdo.
A Lampião é uma agência especializada em marketing digital e conteúdo. Criamos estratégias e executamos ações de marketing para iluminar os seus passos na internet.
Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada.