Imagine que você é o dono de um restaurante tradicional na sua cidade. O local sempre teve um bom fluxo de pessoas, mas nos últimos anos vem registrando uma baixa. Na tentativa de aumentar as suas vendas, você cria um perfil comercial no Instagram e começa a divulgar o seu cardápio, aplicando filtros e stickers nas suas fotos. Uma boa estratégia, certo? Não.
Este exemplo representa a realidade de muitas empresas. Claro que divulgar o seu cardápio no Instagram é melhor que nada, mas no Marketing Digital de hoje não é mais suficiente. Isso é o que chamamos de panfletagem digital (uma ação que, como você sabe, na maioria das vezes vai parar no balde do lixo).
Pense comigo: a internet é o meio mais acessível do mundo. É rápido, prático e (pode ser) eficiente. O Instagram é a rede “queridinha”, e é justamente por isso que muitas empresas adotam essa “estratégia”. Afinal, olha só como é simples:
- Crie seu perfil no Instagram
- Adicione seu logotipo e uma bio atrativa
- Comece a postar fotos e vídeos dos seus produtos
Muito simples, mas também ultrapassado. Neste artigo, entenda por que o Marketing Digital vai além do Instagram e veja dicas de sucesso na internet.
Marketing Digital ainda é marketing
Antes de tudo, entenda uma coisa: Marketing Digital ainda é marketing, ou seja, existem estudos, técnicas e profissionais especializados nessa área. É verdade que houve uma grande mudança nos hábitos de consumo e, portanto, nas estratégias, mas os conceitos ainda são os mesmos: oferecer um produto/serviço para criar desejos ou atender necessidades.
Isso significa que, para fazer um trabalho minimamente digno na internet, você precisa considerar as etapas básicas de um planejamento de marketing: objetivos, público-alvo, palavras-chave, indicador-chave de performance e por aí vai.
É preciso também entender como funciona a jornada de compra no seu segmento, pois é a partir disso que você vai saber como os canais digitais podem ser úteis na sua estratégia. Percebeu que nem entramos no Instagram ainda?
Pois é, o Marketing Digital não é só Instagram e é por isso que o seu restaurante precisa parar de panfletar o cardápio por lá.
O que fazer, afinal?
Certo, você já entendeu que panfletar no Instagram não é a melhor escolha. Mas o que fazer, afinal? Bom, isso depende do negócio. Mas, para não deixar essa pergunta passar batida, comece se questionando isso: onde eu quero chegar?
Seguindo o nosso exemplo hipotético, você quer aumentar as vendas do seu restaurante. Para isso, precisa de um planejamento estratégico.
Então, vamos ver soluções para este problema (aproveite a consultoria gratuita).
Planeje
Eu costumo dizer que o planejamento é a bússola das suas ações. Sem ele, é como estar à deriva em alto mar. Sem rumo, sem propósito. Portanto, a primeira coisa é traçar um objetivo, estabelecer metas, definir o público-alvo, identificar palavras-chave, avaliar os canais adequados e escolher um indicador-chave de performance.
Já temos o objetivo, que é aumentar as vendas do restaurante, certo? Continuando no hipotético, vamos supor que você tenha feito uma análise e identificado a oportunidade: investir em delivery. Com base no seu orçamento disponível, você estabeleceu sua meta: fazer, pelo menos, 100 entregas por semana.
Identificou também que há muitas empresas ao redor do seu restaurante, por isso definiu os trabalhadores da área como público-alvo da sua campanha. Portanto, o seu conteúdo precisará “conversar” com essas pessoas, ou seja, você precisa falar o que elas querem ouvir. Aqui entra a etapa das palavras-chave.
Para finalizar seu planejamento, você definiu o Instagram e o YouTube (quem nunca recorreu a ele durante o trabalho?) como canais adequados, com uma estratégia de conteúdo de tráfego pago. Vai instalar no seu site botões de WhatsApp para as pessoas fazerem o pedido por lá. Com isso, o seu indicador-chave de performance será o clique nestes botões. Perceba que na estratégia estão envolvidos: Instagram, YouTube, site e WhatsApp.
Beleza, o seu planejamento está pronto. Agora vamos para a próxima etapa.
Execute
Para colocar o seu planejamento em prática, você precisa criar um plano de conteúdo para o Instagram, que é onde as pessoas estão “de bobeira”. Os seus usuários geralmente querem interagir, se inspirar e fazer novas descobertas. Portanto, você vai focar em publicações com estes propósitos
Leia mais: Marketing de Conteúdo: 3 cases de sucesso para você se inspirar
Em seguida, faça um plano de mídia simplificado para uma estratégia de tráfego pago, rodando anúncios tanto no Instagram quanto no YouTube. Lembre-se de segmentar o público conforme o planejamento e utilize as palavras-chave que foram definidas nele também.
Pode, inclusive, testar gatilhos mentais. Pense em algo relevante e que agregue valor (talvez um cupom de 10% ou entrega grátis para primeira compra no site).
Ok, agora você tem postagens frequentes e anúncios rodando. Resta saber se a campanha está performando bem.
Mensure
Aqui é a parte onde muita gente erra. E convenhamos: não adianta fazer isso tudo se você não souber como ler as métricas. Lembra que seu indicador-chave de performance é o clique nos botões do WhatsApp do seu site, certo? Pois bem, para analisar suas campanhas de tráfego pago, você precisa ver quanto gastou por cada clique nestes botões. A partir disso você vai ver se sua campanha performou bem e qual dos anúncios está tendo o melhor retorno sobre o investimento.
Já no trabalho orgânico do Instagram, você pode ter como indicador-chave de performance o clique no link da bio e fazer conteúdo incentivando esta ação.
Conclusão
Viu como um trabalho de Marketing Digital eficiente não é tão simples quanto postar fotos com filtros no Instagram? É preciso ir além e fazer diferente.
Importante: não ache que existe fórmula mágica para ter sucesso no Marketing Digital. É preciso estar sempre experimentando coisas novas, mantendo os acertos e eliminando os erros.
A Lampião é uma agência especializada em marketing digital. Criamos estratégias e executamos ações de marketing para iluminar os seus passos na internet.
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