Quem costuma andar pelos centros urbanos certamente já se deparou com uma pessoa entregando panfletos desesperadamente. Sem olhar nos olhos, cumprimentar e muito menos perguntar se o transeunte gostaria de receber o material. A função dela é simplesmente entregar um pedaço de papel que, como você sabe, na maioria das vezes vai parar no balde de lixo (ou no chão).
Leia mais: Além do filtro: Marketing Digital não é só Instagram
A panfletagem é uma prática antiga do marketing. Aliás, antiga e saturada. Mas, como é uma ação bem “em conta”, acabou se perpetuando em outros meios como, por exemplo, a internet. Isso mesmo, estamos aqui hoje para falar sobre panfletagem digital.
Descubra neste artigo o que é panfletagem digital e por que sua marca deve evitá-la.
O que é panfletagem digital?
Vou responder fazendo outra pergunta: já parou para pensar quantas publicações de rede social passam despercebidas no “rolar” do seu feed de notícias? E quantas mensagens sem consentimento você já recebeu no Instagram ou Facebook?
Esta é uma prática que já é proibida por lei quando acontece via e-mail, mas nas redes sociais ainda é bastante comum e chamamos de panfletagem digital. São ações com conteúdos apelativos, que falam unicamente de um produto/serviço e são entregues para um público bastante amplo. O objetivo é vender a todo custo.
Mas o resultado disso costuma ser frustrante. No Instagram, onde o scroll da tela está cada vez mais veloz devido aos “dedinhos nervosos” dos seus usuários, existe uma grande quantidade de posts que ficam esquecidos no buraco negro da rede social. Isso ocorre basicamente por 2 motivos:
- Há cada vez mais empresas usando as redes sociais, aumentando a concorrência por espaço;
- Há cada vez mais empresas produzindo conteúdo irrelevante nas redes sociais
Por que evitar a panfletagem digital?
É comum ver gestores e empresários reclamando do baixo engajamento da sua empresa nas redes sociais. Mas por que isso acontece? A regra é simples: as pessoas tendem a ignorar o que não pediram. Se nas ruas a grande maioria dos seus panfletos vai parar no lixo, na web eles param no esquecimento dos usuários.
A grande desvantagem da panfletagem digital é que seu negócio perde oportunidades. É preciso entender que na internet, principalmente nas redes sociais, o jargão “Quem não é visto não é lembrado” faz total sentido. Acontece que você precisa ser visto com bons olhos, ou seja, de forma positiva.
As pessoas só vão seguir a sua página se enxergarem um bom motivo para isso. Só vão interagir com suas publicações se elas forem relevantes. Seja no Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, YouTube ou qualquer outra mídia social, a sua empresa precisa agregar valor.
Então, se você não quer que se empresa entre no buraco negro da web, é bom já ir repensando as suas estratégias no digital.
Foque em ações eficientes
O primeiro passo para evitar a panfletagem digital é entender que o foco do seu conteúdo precisa ser o público-alvo. Esqueça a ideia de falar de produto ou da sua empresa o tempo todo. Comece perguntando o que ela pode agregar para os usuários e pense em formatos atrativos de acordo com cada rede social.
Uma boa dica é montar um calendário de postagens considerando a época e os costumes da população local. Especificamente nas redes sociais como Instagram e TikTok, as pessoas gostam de consumir vídeos curtos. Além disso, gostam de ver conteúdos de entretenimento e de se sentir representadas.
Por exemplo, supondo que você tenha um restaurante de comida regional na Paraíba e que estamos no mês de junho, faça conteúdos com pegada junina, mas não necessariamente criando uma arte com fotos dos pratos que você está preparando para o São João. Se você fizer isso o tempo todo, vai cometer dois erros: falar sempre dos seus produtos e investir em formatos que dificilmente têm um bom alcance.
Pense em ideias criativas e autênticas. Pode, por exemplo, convidar um digital influencer humorista bem conhecido localmente para experimentar os seus pratos e elogiá-los com gírias locais. Poderia, ainda, incentivar seus seguidores a interagirem perguntando qual gíria faltou falar.
Entenda: hoje, mais do que nunca, é preciso fazer diferente.
Leia mais: Marketing de Conteúdo: 3 cases de sucesso para você se inspirar
Conclusão
Agora que você já entendeu o que é panfletagem digital e por que deve evitá-la, comece a repensar as suas estratégias de marketing na internet.
A Lampião é uma agência especializada em marketing digital. Criamos estratégias e executamos ações de marketing para iluminar os seus passos na internet.
Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada.